PRÁTICAS DO NESTLÉ
Nas AULAS PRÁTICAS, o aluno deve estar fardado com a camisa do efivest, jaleco branco bordado com a marca do curso, seu nome e sobrenome, calça branca e sapato NR32. Veja o vídeo, que foi gravado explicando…
Nas AULAS PRÁTICAS, o aluno deve estar fardado com a camisa do efivest, jaleco branco bordado com a marca do curso, seu nome e sobrenome, calça branca e sapato NR32. Veja o vídeo, que foi gravado explicando…
Os vídeos dessa página foram disponibilizados pelo Programa Mentoria Acreditar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará | IFCE lançado no ano de 2020.
Os indicadores ácido-base ou indicadores de pH são substâncias orgânicas fracamente ácidas (indicadores ácidos) ou fracamente básicas (indicadores básicos) que apresentam cores diferentes para suas formas protonadas e desprotonadas; isto significa que mudam de cor em função do pH. Atualmente, sabe-se que as antocianinas, pigmentos da classe dos flavonóides, são responsáveis pelas cores: azul, violeta, vermelho e rosa de flores, folhas e frutas. A propriedade das antocianinas apresentarem cores diferentes, dependendo do pH do meio em que elas se encontram, faz com que estes pigmentos possam ser utilizados como indicadores naturais de pH. Nesse experimento, será realizada a extração do suco do repolho roxo e testado o pH de alguns materiais caseiros a partir do parâmetro de comparação de duas substâncias conhecidas, o ácido clorídrico (ácido muriático) e o hidróxido de sódio (soda cáustica).
Extrair antocianinas do repolho roxo e criar uma escala de pH a partir desse extrato.
1 panela
1 repolho roxo
2 litros de Água
1 peneira
1 caneta
1 colher de sopa
1 pincel
8 copos transparentes
3 colheres de sopa de vinagre
3 colheres de sopa de fermento químico dissolvido em 3 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de água sanitária
3 colheres de sopa de refrigerante transparente (soda)
3 colheres de sopa de suco de limão
1 comprimido de vitamina C dissolvido em 3 colheres de sopa de água
O experimento será realizado segundo os passos abaixo:
1 – Picar o repolho roxo e ferver com 1,5L de água por 20 minutos
2 – coar e separar o suco do repolho num recipiente
3 – numerar os 8 copos da seguinte forma:
1: Água
2: Suco de repolho
3: Vinagre
4: Fermento químico
5: Água Sanitária
6: Refrigerante
7: Suco de limão
8: Vitamina C
4 – Adicionar o suco de repolho em cada um dos copos numerados.
5 – Observe e anote os resultados.
O conhecimento e o estudo da velocidade das reações, além de ser muito importante em termos industriais, também estão relacionados ao nosso dia-a-dia, por exemplo, quando guardamos alimentos na geladeira para retardar sua decomposição ou usamos panela de pressão para aumentar a velocidade de cozimento dos alimentos. A velocidade de ocorrência das reações químicas é diferente e pode ser alterada. Os principais fatores que alteram a velocidade das reações químicas são: Superfície de contato, Temperatura e Concentração dos reagentes.
Estudar os fatores que alteram a velocidade de uma reação química.
250 mL de água gelada
250 mL de água quente
800mL de água em temperatura ambiente (TA)
6 colheres de sopa de vinagre
2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
5 comprimidos efervescentes de vitamina C
1 pires
7 copos transparentes
2 colheres de sopa
A aula será dividida em três práticas, da seguinte forma:
Separe: 3 copos; água quente; água gelada; água em temperatura ambiente e 3 comprimidos efervescentes.
Proceda da seguinte forma:
1. Adicione água gelada até a metade de um copo, água morna até a metade de um segundo copo e água em temperatura ambiente até a metade de um terceiro copo.
2. Acrescente um comprimido efervescente a cada copo com água.
3. Observe e anote os resultados.
Separe: 2 copos; água em temperatura ambiente; 1 pires; 1 colher de sopa e 2 comprimidos efervescentes.
Proceda da seguinte forma:
1. Adicione água até a metade dos dois copos.
2. Com a ajuda de uma colher, triture 1 comprimido num pires. ATENÇÃO: TRITURE SOMENTE 1 COMPRIMIDO.
3. Adicione o comprimido triturado em um dos copos com água e o comprimido inteiro no outro copo.
4. Observe e anote os resultados.
Separe: vinagre; água em temperatura ambiente; 2 copos; bicarbonato de sódio.
Proceda da seguinte forma:
1. Adicione 2 colheres de sopa de vinagre em um copo.
2. Adicione 4 colheres de sopa de vinagre noutro copo.
3. Complete os dois copos até a metade com água em temperatura ambiente.
4. Adicione 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em cada copo.
5. Observe e anote os resultados.
Os lipídios são membros de um grande grupo de biomoléculas que inclui óleos, gorduras, ceras, esteróis, ácidos graxos e outras classes. Os lipídios desempenham muitas funções biológicas importantes, dentre elas, armazenar energia e fornecer estrutura física nas membranas celulares. Muitas moléculas de sinalização importantes são lipídios, assim como as vitaminas A, D, E e K. Alguns lipídios são hidrofóbicos (não tem afinidade com água), o que significa que não se misturam com água ou soluções aquosas. Outros lipídios são anfílicos, o que significa que se misturam parcialmente com água e outros lipídios. A estrutura molecular desses lipídios tem um grupo hidrofóbico em uma extremidade da molécula e um grupo hidrofílico (amante da água) na outra extremidade. Dentre os lipídios anfílicos, estão os fosfolipídios, que formam a estrutura da membrana plasmática das células. O processo de emulsificação pode ser definido como a operação em que dois líquidos imiscíveis são intimamente misturados. Para que se consiga um emulsão estável, é necessário reduzir a tensão interfacial entre os líquidos utilizando os chamados agentes emulsificantes. A maioria dos agentes emulsificantes são compostos de substâncias com moléculas contendo grupos polares e não-polares.
Observar o processo de emulsificação do óleo em água com o auxílio de um agente emulsificante.
1 copo transparente
250 mL de água em temperatura ambiente
100 mL de óleo alimentício (soja ou canola)
100 mL de detergente
1 Colher de sopa
1. Adicione a água no copo.
2. Adicione o óleo.
3. Misture com o auxílio de uma colher.
4. Observe e note os resultados.
5. Adicione o detergente à mistura de óleo e água.
6. Misture com o auxílio de uma colher.
7. Observe e note os resultados.
As enzimas são catalisadores que aceleram a taxa de reações químicas, diminuindo a energia de ativação, ou a energia necessária para iniciar uma reação. As enzimas não são consumidas pelas reações, mas sim recicladas.
A catalase é uma enzima que participa especificamente da degradação do peróxido de hidrogênio, que é produzido naturalmente por processos metabólicos celulares, em gás oxigênio e água. Esta reação é representada como:
2 H2O2 → 2 H2O + O2
O peróxido de hidrogênio é prejudicial às células, razão pela qual essa reação ocorre. O pH ideal para a atividade catalase em humanos é 7, ou neutro, e a temperatura ideal é 37° C. A catalase é encontrada nos peroxissomos de células vegetais e animais; os fígados de humanos e animais têm um grande suprimento de catalase.
Reconhecer o papel das enzimas na velocidade das reações químicas biológicas e sua importância biológica.
Investigar e identificar fatores que desativam a ação enzimática, devido à desnaturação.
150g de fígado de boi (divido em 4 partes iguais)
200 mL de água oxigenada 10 volumes
Sumo de 1 limão
4 copos transparentes
1. Lave o fígado gentilmente com água corrente, secando-o em seguida.
2. Divida em 4 partes iguais.
3. Na sequência, trate os pedaços de fígado das maneiras a seguir e disponha em copos distintos, cobrindo com a solução de peróxido de hidrogênio 10 vol:
a. Uma fatia triturada;
b. Uma fatia grossa (~ 5 mm);
c. Uma fatia fervida por 2 minutos;
d. Uma fatia em contato com o suco de limão por 2 minutos
4. Observe a formação de bolhas sobre as fatias de fígado. A evolução de bolhas de oxigênio indica a presença de catalase.
5. Observe e note os resultados.
A fermentação é um processo utilizado por células animais e microrganismos para obter energia das mais diversas moléculas orgânicas na ausência de oxigênio para gerar ATP. A glicose é a molécula mais comumente utilizada. A utilização de micro-organismos que realizam fermentação para transformar uma substância em outra é um procedimento bastante empregado pela indústria e até mesmo em nossas casas. Fermentação alcoólica e fermentação lática são as mais comuns.
Observar a evidência da atuação das leveduras do fermento biológico sobre a mistura de água com açúcar.
600 mL de água morna
4 colheres de sopa de açúcar
3 garrafas PETs de 600 mL
4 envelopes de fermento biológico granulado
3 balões
1 funil
1. Numere as garrafas de 1 a 3.
2. Com o auxílio de um funil, adicione aproximadamente 100ml de água morna nas 3 garrafas PET numeradas;
3. Logo em seguida adicione duas colheres de açúcar nas garrafas 1 e 2;
4. Posteriormente adicione 20g (2 envelopes) de fermento biológico nas garrafas 2 e 3;
5. Tampe cada uma das garrafas e agite bastante;
6. Por fim, destampe as garrafas e coloque os balões no bocal de cada uma;
7. Espere cerca de 30 minutos.
8. Observe e anote os resultados.
Sei que você amou! NEM PRECISA COMENTAR! Então, caso queira fazer mais algumas em sua casa, olha só a CARTILHA COMPLETA, no botão a seguir:
😍😘😁 Bora conversar!