LIGUE AGORA : (85) 3 4 9 1 . 4 0 0 0

FILOSOFIA & SOCIOLOGIA

Diante dos 10 assuntos que mais caem no ENEM,  você agora irá assistir as melhores  aulas com os mais TOPS, MEGAS, BAMBAMBANS  do youtube. A sua participação é super importante, então, quando for comentar lá em baixo , diga de que aula está falando… fala o que mais te marcou no vídeo… traga links interessantes!

Não vale só dizer que AMOU AS AULAS… Tá? Eu sei que você está sendo falso, viu! E vamos compartilhar conhecimentos.

Dividimos o contéudo em duas partes…. 

Reproduzir vídeo

COMO ESTUDAR FILOSOFIA E SOCIOLOGIA PARA O ENEM

Reproduzir vídeo

MINHA MÃE É UMA FILÓSOFA

Reproduzir vídeo

TEM FILOSOFIA EM O REI LEÃO?

PRIMEIRO ROUND

Filosofia Antiga.

Moral Grega:

Reproduzir vídeo

PRÉ-SOCRÁTICOS E SÓCRATES
Os primeiros filósofos se encontram na cidade de Mileto: Tales, Anaximandro e Anaxímenes. Sendo que suas explicações estavam associadas às questões da natureza. Sócrates foi o primeiro a trazer a filosofia para uma questão mais antropológica.

Vamos aprender um pouco mais sobre os pré-socráticos com o prof. Gui de Franco:

Reproduzir vídeo

Que tal aprender agora sobre o grande Sócrates?

Reproduzir vídeo

Sobre Platão…

Reproduzir vídeo

Sobre Aristóteles…

Reproduzir vídeo

Sociologia clássica.

A palavra sociologia vem da fusão de dois termos: societas, termo em latim que significa sociedade, e logos, termo grego que significa estudo, ciência. Sociologia significa o estudo científico da sociedade, o estudo das formas de convivência humana.


A Sociologia estuda as relações sociais e a forma de associação. É uma disciplina que considera as interações que ocorrem na vida em sociedade: envolve o estudo dos grupos e dos fatos sociais, das divisões em classes e camadas, da mobilidade social e da interação entre as pessoas e grupos que a constituem. Em síntese, a Sociologia é uma ciência que estuda a sociedade por meio da observação do comportamento humano.


Para potencializar a aprendizagem sobre o conteúdo separamos dois vídeos para você compreender melhor o surgimento da Sociologia.


O primeiro vídeo é do prof. Leandro Vieira:

Reproduzir vídeo

O segundo vídeo é do prof. Braian:

Reproduzir vídeo

TEÓRICOS DA SOCIOLOGIA

São quatro os principais pensadores clássicos da Sociologia, a saber: August Comte, Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber.

Reproduzir vídeo

Filosofia Medieval.

A filosofia medieval foi desenvolvida na Europa durante o período da Idade Média (séculos V-XV). Vale lembrar que na Idade Média, a Igreja Medieval tinha grande força e, portanto, muitos temas explorados pelos filósofos eram de ordem religiosa.

Reproduzir vídeo

FILOSOFIA MEDIEVAL

Reproduzir vídeo

VAMOS DE FILME:  Nome da Rosa

Um monge franciscano investiga uma série de assassinatos em um remoto mosteiro italiano. Isso provoca uma guerra ideológica entre os franciscanos e os dominicanos, enquanto o monge lentamente soluciona os misteriosos assassinatos.

Sociologia da cultura.

IDENTIDADE CULTURAL E DIVERSIDADE


Diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território.


A diversidade cultural é um conceito criado para compreender os processos de diferenciação entre as várias culturas que existem ao redor do mundo. As múltiplas culturas formam a chamada identidade cultural dos indivíduos ou de uma sociedade; uma “marca” que personaliza e diferencia os membros de determinado lugar do restante da população mundial.


A diversidade significa pluralidade, variedade e diferenciação, conceito que é considerado o oposto total da homogeneidade. Atualmente, devido ao processo de colonização e miscigenação cultural entre a maioria das nações do planeta, quase todos os países possuem a sua diversidade cultural, ou seja, um “pedacinho” das tradições e costumes de várias culturas diferentes.

Reproduzir vídeo

Relações Culturais

Reproduzir vídeo

Confira a aula do Prof. Thiago Paiva sobre diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade:

Reproduzir vídeo

Filosofia Moderna

TEORIAS DO CONHECIMENTO: RACIONALISMO E EMPIRISMO


A parte da filosofia que se dedica à investigação do conhecimento é conhecida como Gnosiologia. Esta área investiga o conhecimento e suas relações, seus tipos, sua possibilidade, origem e essência, além das possíveis relações teológicas que envolvam o conhecimento. Um de seus fundamentos é a relação “sujeito objeto”, na qual o sujeito pode conseguir total ou parcialmente o conhecimento, sendo que este pode ser real ou ilusório.


O professor Betover nos ensina um pouco mais sobre a teoria do conhecimento:

Reproduzir vídeo

Sobre os pensamentos do grande Descartes:

Reproduzir vídeo

Que tal descontrair e aprender ao mesmo tempo? Olha aí o projeto Dom Quixote…

Reproduzir vídeo

E que tal aprender um pouco sobre Empirismo?

Reproduzir vídeo

FILME

Nada como um filminho para relaxar não é? Agora imagina, saber que eles podem te ajudar na prova?! Pois é, prepara a pipoca, chama aquele “crush” … BOM FILME!

intervalo

Reproduzir vídeo

Porte de Armas (VII GALERA NERD)

SEGUNDO ROUND

Estado e Sociedade.

FORMAÇÃO DA SOCIEDADE MODERNA


O contexto social, as transformações econômicas, políticas e sociais, estão inseridos nas duplas Revoluções: a Francesa e a Industrial- duas faces da instalação da sociedade capitalista.

Reproduzir vídeo

Já o prof. Fred vai ensinar sobre o indivíduo e a sociedade: o desenvolvimento da sociedade moderna:

Reproduzir vídeo

A CIDADANIA – A sociedade contemporânea tem algumas características que atuam no sentido de desagregar valores cultivados não só nas antigas comunidades (solidariedade, vida familiar, igualdade de oportunidade, participação política etc.), mas também na própria sociedade societária até meados do século XX. A ideia de cidadania ativa é ser alguém que cobra, propõe e pressiona o tempo todo. O cidadão precisa ter consciência de seu poder. A cidadania está diretamente ligada aos direitos humanos, uma longa e penosa conquista da humanidade que teve seu reconhecimento formal com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU) na época – marcada pela vitória das nações democráticas contra o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)-, ela abria a perspectiva de um novo mundo, em que haveria paz, liberdade e prosperidade: uma esperança que acabou não se realizando.


Reproduzir vídeo

A IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA.

Reproduzir vídeo

Filosofia Contemporânea

Reproduzir vídeo

A Filosofia Contemporânea é aquela desenvolvida a partir do final do século XVIII, que tem como marco a Revolução Francesa, em 1789. Engloba, portanto, os séculos XVIII, XIX e XX.

Note que a chamada “filosofia pós-moderna”, ainda que para alguns pensadores seja autônoma, ela foi incorporada a filosofia contemporânea, reunindo os pensadores das últimas décadas.

Filosofia O Século XX e a Crise da Razão:

Reproduzir vídeo

Uma aula sobre a teoria crítica, teoria que foi idealizada pelos pensadores da época, Theodor Adorno e Max Horkheimer.

Reproduzir vídeo

Prof. Gui de Franco falando sobre o grande Nietzsche:

Reproduzir vídeo

Prof. Gui de Franco (Parte 2)

Reproduzir vídeo

Globalização e Comunidade.

Reproduzir vídeo

Muitos cientistas sociais consideram comunidades apenas determinados agrupamentos humanos de base territorial limitada e nos quais predominam relações pessoais de parentesco ou de vizinhança.


A COMUNIDADE – para identificar, descrever e analisar uma comunidade é preciso estar diante de grupos sociais unidos por laços afetivos. A proximidade física entre as pessoas, que a vida em pequenas comunidades proporciona, permite vínculos mais afetivos entre elas e, portanto, um maior sentimento de solidariedade.

Reproduzir vídeo

GLOBALIZAÇÃO

A globalização tem ocupado espaço nos debates políticos, econômicos, sociais e midiáticos, por isso, ela assume diversas configurações teóricas dependendo do ponto de vista de quem faz o discurso. Aparentemente ela é algo abstrato e distante do nosso cotidiano. As consequências da globalização têm influenciado direta ou indiretamente na vida das pessoas, desde os catadores de papelão ou de latinha de alumínio a empresários.

Reproduzir vídeo

Temas de filosofia

POLÍTICA

É uma vertente da filosofia cujo objetivo é estudar as questões que envolvem a convivência do ser humano e dos grupos humanos. Na prática é o estudo de questões fundamentais que envolvem o Estado, a política, o governo, a justiça, a liberdade e o pluralismo.


Prof. Brian nos traz a origem e o significado da palavra política:

Reproduzir vídeo

Entenda o sistema político no Brasil de um jeito SIMPLES

Reproduzir vídeo

ESTÉTICA

É uma especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da arte. Ela procura compreender as emoções, ideias e juízos que são despertados ao se observar uma obra de arte. É natural ver esta disciplina levantar questões sobre a natureza da arte, as causas de seu êxito, seus objetivos, seus meios de expressão, sua relação com a esfera emocional de quem a produz, seus mecanismos de atuação – ela deriva de intenções instigantes, simbólicas ou catárticas? -; acerca do potencial humano de entendimento do conteúdo da produção artística, do significado do prazer estética.

Vamos refletir com Juvenal Savian sobre a relação entre a filosofia e a arte?

Reproduzir vídeo

Prof. Enio Lobo discute sobre o tema Estética para o ENEM:

Reproduzir vídeo

Sociologia contemporânea.

Características Gerais do Trabalho

Reproduzir vídeo

Karl Marx: Classes Sociais

Reproduzir vídeo

O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs).

Reproduzir vídeo

A Onda  (FILMINHO)


Rainer é um professor a quem foi designada a tarefa de instruir seus estudantes de Ensino Médio sobre o Estado Autocrático durante uma sessão às lições longas. Um professor favorito entre as crianças, Rainer decide deixar seus alunos desenvolver o assunto e pede a eles que construam sua própria autocracia. No entanto, quando as crianças formam um Estado-nação similar com o da Alemanha nazista, os professores não sabem o que fazer.

FILME

Nada como um filminho para relaxar não é? Agora imagina, saber que eles podem te ajudar na prova?! Pois é, prepara a pipoca, chama aquele “crush” … BOM FILME!

extras

Reproduzir vídeo

Platão

Reproduzir vídeo

Sócrates

Reproduzir vídeo

Aristóteles

Reproduzir vídeo

Euclides

Reproduzir vídeo

Tales

APOSTILAS

Visando baratear a apostila para os nossos alunos, fizemos uma apostila só com questões do ENEM e da UECE. Hoje, quem faz cursinho, já tem em casa, aqueles livros do ensino médio, que em alguns casos, nem usados foram; sem falar dos arquivos disponíveis pela internet a fora, como as vídeos aulas pelo YOUTUBE….

Então, escolhemos as melhores questões e fizemos uma apostila. Agora se você precisa de material com teoria para estudar, fica triste não… Clique a seguir, que, você também vai encontrá-lo…

Reproduzir vídeo

O que faz você feliz?

AULAS ESCOLHIDAS PELO PROFESSOR

ITALO COLARES

Professor Filosofia/Sociologia na empresa Colégio Lourenço FIlho
Professor de Filosofia na empresa Colégio 7 de Setembro
Professor de Filosofia e Sociologia na empresa Colégio Deoclécio Ferro
Professor de Filosofia e Sociologia na empresa Efivest Cursinho da Universidade
Estudou Filosofía na instituição de ensino UECE – Universidade Estadual do Ceará

Fechar Menu
FECHAR