10 Filmes que falam de ética – ou da falta dela!
10 Filmes que falam de ética – ou da falta dela!

Ética no cinema. Moral no cinema. Certamente você se deparou por muitas vezes com estes termos, sobretudo em sites de listas de filmes ou sites de filosofia. O fato é que é bastante compreensível o ser humano se interessar por questões que abordam seus costumes, seus princípios, suas ações, pois essas questões o definem enquanto homem. Há uma necessidade natural de sabermos e entendermos as nossas atitudes e mediarmos nossos acordos de convivência, e o cinema, mais que qualquer outra arte, soube explorar essa temática de modo intenso.

#1

Advogado do Diabo
 

Keanu Reeves e Al Pacino

Um jovem advogado de defesa que nunca perdeu uma causa é convidado para trabalhar numa poderosa firma de advocacia. Isto representa uma oferta tentadora e a chance de alcançar o sucesso de uma vez por todas…

Observar: Ambição profissional; ética; capacidade de equilibrar a vida profissional e a familiar; dinamismo; capacidade de aprendizagem; capacidade de tomar decisões coerentes ou não com seus valores pessoais.

#2

Prenda-me se For Capaz (2002)
 

Tom Hanks & Leonardo DiCaprio

O filme Prenda-me Se For Capaz foi produzido no ano de 2002 e lançado em 21 de fevereiro de 2003 , o filme conta com a atuação de Leonardo DiCaprio e foi dirigido por Steven Spielberg

Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio) já foi médico, advogado e co-piloto, tudo isso com apenas 18 anos. Mestre na arte do disfarce, ele aproveita suas habilidades para viver a vida como quer e praticar golpes milionários, que fazem com que se torne o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos com apenas 17 anos. Mas em seu encalço está o agente do FBI Carl Hanratty (Tom Hanks), que usa todos os meios que tem ao seu dispor para encontrá-lo e capturá-lo.

#3

Rede Social 2010
 

XXX

Em 2003, o estudante de Harvard e gênio da computação Mark Zuckerberg começa a trabalhar em um novo conceito que acaba se transformando em uma rede social global, o Facebook. Seis anos mais tarde, ele é um dos bilionários mais jovens do planeta. Mas seu sucesso sem precedentes traz complicações legais e pessoais.

#4

O Abutre (2015)
 

Jake Gyllenhaal

Dan Gilroy dirige e escreve o surpreendente thriller Nightcrawler, filme que traz um quase irreconhecível Jake Gyllenhaal, na pele de um ladrão desesperado por trabalho que decide fazer carreira no ramo do jornalismo sensacionalista no cenário noturno da violenta Los Angeles, com a ajuda de uma ambiciosa Nina (Rene Russo), editora de um famoso telejornal.

 

#5

Snowden: Herói ou Traidor (2017)
 

Joseph Gordon-Levitt

O diretor Oliver Stone é um idealista incansável. Com Snowden: herói ou traidor, o cineasta de 70 anos volta a fazer sua crítica aos Estados Unidos sob o viés de um personagem igualmente idealista. Assim como Platoon (1986), Nascido em 4 de julho (1989) e JFK – A pergunta que não quer calar (1991), o novo filme, que entra em pré-estreia hoje em Belo Horizonte, apresenta um personagem sonhador e em busca do ideal americano de liberdade e democracia. Nesse caso, porém, apesar das licenças poéticas do diretor, o personagem é real e os fatos narrados são bastante recentes.

#6

Fome de Poder (2017)
 

Michael Keaton

Independente de ser cliente ou não, todo mundo conhece e já ouviu falar sobre a rede de fast food McDonald’s, porém, quase ninguém tem o conhecimento de como como esse império, que hoje alimenta cerca de 1% da população mundial, foi construído.

 

#7

Um ato de coragem (2002)
 

Denzel Washington

Estrelado por Denzel Washington, onde um pai, injustiçado pelo plano de saúde, se vê ‘obrigado’ a recorrer a medidas extremas – ele tranca e faz reféns os pacientes da ala de emergência de um hospital – afim de que seu filho entre para a lista de pessoas que necessitam de um transplante de coração.

O filme é muito tocante, mostrando a luta de um pai que, embora sua apólice indique que tem cobertura total o seguro se recusa a pagar uma operação muito cara de transplante de coração que o filho necessita. Aliás ainda há o absurdo de ser necessário também uma espécie de pagamento para que o menino simplesmente conste na lista para esperar um doador compatível.

#8

Um Contra Todos – O Filme (2016)
 

Julio Andrade

Nancy (Blake Lively) Baseado em fatos reais, o filme mostra a história de Cadu, um pequeno advogado da defensoria pública, casado, que atravessa uma crise financeira pela chegada próxima do seu segundo filho. Uma teia de equívocos leva Cadu a ser injustamente condenado por tráfico. No violento descompasso do presídio, levado pelas circunstâncias, ele é obrigado a mentir para sobreviver.

#9

A firma
 

Tom Cruise

Direito Tributário; Direito instrumental; Contabilidade e Planejamento Fiscal; Ética e Responsabilidade social; Planejamento de carreira; Cultura organizacional; Clima organizacional.

#10

O Diabo Veste Prada(2006)
 

Meryl Streep & Anne Hathaway

Andy, uma moça recém-formada e com grandes sonhos, vai trabalhar na conceituada revista de moda Runway; sua função é ser assistente da diabólica Miranda Priestly. Andy, que não se sente bem no ambiente tenso de trabalho, questiona sua habilidade em continuar como assistente de Miranda.

Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pular para o conteúdo