disciplina

SAÚDE PÚBLICA

Escolhemos O QUE HÁ DE MELHOR NA INTERNET ACERCA DESTE ASSUNTO… A sua participação é super importante, então, quando for comentar lá em baixo , diga de que aula está falando… fala o que mais te marcou no vídeo… traga links interessantes!

Não vale só dizer que AMOU AS AULAS… Tá? Eu sei que você está sendo falso, viu! E vamos compartilhar conhecimentos.

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

Evolução das Políticas de Saúde no Brasil

Reproduzir vídeo

Conversando sobre o SUS Legislação

Reproduzir vídeo

Resultados do SUS.

Reproduzir vídeo

Níveis de atenção à saúde

Reproduzir vídeo

Estratégia de Saúde da Família

Reproduzir vídeo

Sistema de informação em saúde e vigilância epidemiológica

com outro professor

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

vídeos complementares

OS PRINCÍPIOS DO SUS

Os princípios doutrinário do SUS são explicitados: Universalidade, Integralidade, Participação Popular e Controle Social, Equidade, como a espinha dorsal do Sistema Único de Saúde.

Antes & Depois da Lei #37 - Lei de Medicamentos SUS

Antes da década de 90, as leis existentes no país não atendiam as necessidades da população. Os medicamentos, mesmo a custo baixo, ainda eram cobrados do cidadão.

A grande mudança veio coma criação do Sistema Único de Saúde. O SUS abriu a possibilidade do brasileiro ter acesso a medicamentos gratuitos.

O programa mostra que nos dias de hoje a população briga na justiça quando faltam medicamentos na rede pública. A nossa reportagem foi conferir de perto qual a realidade na saga de duas pacientes nos postos de distribuição.

Politica Nacional de Medicamentos: Diretrizes

Vídeo da FCF Unicamp – Políticas de Saúde

Raio X: Saúde no Brasil

Dr. Drauzio faz uma análise da saúde no país, envolvendo os sistemas públicos, privado e planos de saúde.

extra: CIENTISTAS

Adolfo Lutz

Você conhece a história de Adolfo Lutz? Ele ficou conhecido como o pai da medicina tropical e foi o primeiro cientista a estudar o mecanismo de transmissão da febre amarela.

Vital Brazil

Você sabe quem foi Vital Brazil? Ele era médico, cientista e imunologista e ficou conhecido no mundo todo pela descoberta da especificidade do soro antiofídico, do soro contra picadas de aranha, do soro antitetânico e antidiftérico e do tratamento para …

Amadeu Cury

Médico e microbiologista, realizou estudos relevantes sobre os fungos e desenvolveu um método de dosagens microbiológicas. Ele também teve importante papel na organização da pós-graduação brasileira.

Veridiana Victoria Rossetti

Uma das maiores autoridades em fitopatologia no país. Estudou as doenças do citros e identificou a bactéria Xylella fastidiosa, responsável pela praga do amarelinho.

Oswaldo Cruz

Médico, bacteriologista, epidemiologista. Como sanitarista, ajudou a eliminar a varíola e as epidemias de febre amarela.

Marcos Luiz dos Mares Guia

Foi bioquímico e um dos mais importantes pesquisadores da área de biotecnologia do país. Fundou a Biobrás, empresa pioneira na fabricação de proteínas no Brasil e na produção de insulina humana recombinante.

Maurício Rocha e Silva

Maurício Rocha e Silva foi o cientista brasileiro que descobriu a bradicinina, um princípio fisiológico super importante no controle da pressão arterial. Ficou curioso? Quer saber mais? Dê o play no vídeo e aproveite para conferir os outros cientistas na playlist da série! 🙂

Ernesto Paterniani

Engenheiro agrônomo, seu trabalho de pesquisa foi muito importante para o melhoramento genético do milho no país. Desenvolveu novas variedades e contribuiu para o aumento da produtividade deste cereal.

Otto Gottlieb

Otto Gottlieb revelou a biodiversidade da flora brasileira e promoveu a fitoquímica no país. Ele foi pioneiro na química de óleos essenciais que fazem parte da pauta de exportação de produtos da biodiversidade brasileira.

Carlos Chagas

Carlos Chagas se destacou ao descobrir o protozoário Trypanosoma cruzi e a tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas.

Crodowaldo Pavan

Um dos pioneiros da genética no Brasil, realizou muitas pesquisas sobre as drosófilas. Tornou-se conhecido por descobrir o importante fenômeno da amplificação gênica na década de 1950. Atuou intensamente na política científica e na divulgação da ciência.

Álvaro Alberto da Mota e Silva

Você já ouviu falar no Álvaro Alberto da Mota e Silva? Ele foi inventor de explosivos e tintas antivegetativas polivalentes. Mota e Silva foi fundamental na criação do Programa Nuclear Brasileiro e criou o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Ricardo Renzo Brentani

Suas pesquisas sobre o câncer, em particular no desenvolvimento do Projeto Genoma Humano do Câncer, foram muito importantes. Teve atuação relevante na formação de outros pesquisadores e na criação de instituições de pesquisa.

Giuseppe Cilento

Químico brasileiro, nascido na Itália, estudou moléculas excitadas presentes em sistemas biológicos. Fez contribuições importantes no estudo de processos fotobioquímicos nas células que ocorrem na ausência de luz: a “fotobiologia sem luz”.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
FECHAR