HORA DA PIPOCA

FILMES
TEMÁTICOS

Um filminho é sempre bom, não é? Imagina, quando ele possa te passar uma mensagem, ou você possa estudar com eles! Pois bem… aproveite! Todos estão disponíveis agora na internet!

LGBT & RELIGIÃO

Orações para Bobby 2009

Mary Griffith (Sigourney Weaver) é uma devota cristã que crios seus filhos com os ensinamentos conservadores da Igreja Presbiteriana. Bobby (Ryan Kelley), um dos seus filhos, confidencia ao irmão mais velho que talvez seja gay, o que muda a vida da família inteira quando Mary descobre. Todos da família lentamente entram em acordo com a homossexualidade de Bobby, menos Mary que acredita que Deus pode curar o filho. Querendo agradá-la, ele faz tudo que a mãe o pede, mas fica cada vez mais depressivo e então decide sair de casa.

SOCIOLOGIA

A Onda 2008

Rainer é um professor a quem foi designada a tarefa de instruir seus estudantes de Ensino Médio sobre o Estado Autocrático durante uma sessão às lições longas. Um professor favorito entre as crianças, Rainer decide deixar seus alunos desenvolver o assunto e pede a eles que construam sua própria autocracia. No entanto, quando as crianças formam um Estado-nação similar com o da Alemanha nazista, os professores não sabem o que fazer.

ATUALIDADE

Última Parada 174 (2008)

Baseado em fatos reais. Em 2000, Sandro do Nascimento, sobrevivente da chacina da Candelária, sequestra um ônibus no Rio de Janeiro, mantendo uma mulher sob a mira do seu revólver.

POLÍTICA

Ele Está de Volta (2015)

Na sátira, Adolf Hitler acorda totalmente perdido em Berlim, no ano de 2011. Ele não sabe o que aconteceu com o mundo pós 1945 e se surpreende com a Alemanha sendo governada por uma mulher. Para completar, ele é confundido com um comediante. 

Comentário do prof Braian: 

A crítica central é a postura ideológica das sociedades do século XXI. Sem conseguir enxergar a si mesma, a sociedade (e os indivíduos dela) alimentam o discurso de ódio e a intolerância.

Perdedor” (“Nosedive”) BLACK MIRROR

 

MOVIMENTO NEGRO

 

Selma: Uma Luta pela Igualdade 2014

A história da luta de Martin Luther King Jr. para garantir o direito de voto dos afrodescendentes – uma campanha perigosa e aterrorizante que culminou na marcha épica de Selma a Montgomery, Alabama, e que estimulou a opinião pública norte-americana e convenceu o presidente Johnson a implementar a Lei dos Direitos de Voto em 1965. Em 2015 é comemorado o 50o. aniversário deste momento crucial no Movimento dos Direitos Civis.

MOVIMENTOS SOCIAIS

 

Estrelas Além do Tempo (2011)

No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

LGBT & RELIGIÃO

 

O Padre 1994

Padre Greg (Linus Roache) é enviado para trabalhar em uma paróquia em Liverpool. Ele fica surpreso ao ver que seu novo superior, padre Matthew (Tom Wilkinson), não cumpre o celibato, mantendo um relacionamento com uma mulher. Este é apenas o primeiro fator que fará com que Greg entre em conflito e questione algumas regras da Igreja. Um segundo fator é a descoberta da própria homossexualidade, quando se apaixona por um rapaz (Robert Carlyle). Mas o que mais o tortura é quando uma menina de 14 anos lhe conta que sofre abusos por parte do pai, mas Greg está de mãos atadas, dividido pelo sigilo da confissão. Dividido entre sua vocação e sua sexualidade, entre as regras da Igreja e os problemas que testemunha, Greg teme ter sua fé abalada.

COMUNIDADE

 

Ensaio sobre a cegueira (2008)

No filme, acontece uma epidemia e as pessoas começam a ficar cegas. Aqueles que contraíram a doença são isolados e contam com alguns serviços básicos do Estado. Com o tempo, esses serviços tornam-se insuficientes e a população passa a agir de forma bruta, violenta e primitiva. 

Na história, a esposa do médico não foi afetada por essa cegueira e ainda consegue enxergar. Desta forma, ela reúne um grupo e segue em busca de reencontrar a humanidade. 

Comentário do prof Braian: 

O que seria de nós sem as normas sociais? Nossas regras e nossos valores são naturais? E se a moralidade fosse posta à prova? Enxergaríamos a sociedade como um todo ou ficaríamos cegos a ela?

ÁFRICA

 

Yesterday 2004

Yesterday é uma dócil mulher da África do Sul que leva esperança e felicidade para sua família. Quando adoece e descobre que está infectada com o vírus da Aids, ela deseja apenas uma coisa: viver o suficiente para ver a filha ir para a escola.

Yesterday é um filme de drama sul-africano de 2004 dirigido e escrito por Darrell Roodt. Foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro na edição de 2005, representando a África do Sul.

MODOS DE PRODUÇÃO

Tempos Modernos 1936

O filme tempos modernos, mostra a vida de operários com a revolução industrial, em que houve a passagem da produção artesanal, para a produção em série. Os operários se submetiam a uma forma de produção em que não era mais de acordo com suas condições físicas e psicológicas, mas sim uma forma de produção que visavam maior lucro independente das condições de seus trabalhadores.

AUTISMO

Reproduzir vídeo

Molly - Experimentando a Vida (1999)

Aos 28 anos e autista, Molly precisa se mudar para a casa de seu irmão, Buck, que mal conhece, porque a instituição onde vive será fechada. Ela é, então, submetida a uma cirurgia experimental que a livra do autismo, mas não dos problemas emocionais.

DEPRESSÃO

Reproduzir vídeo

Não Sou Louca (2013)

O longa é composto por cinco curta-metragens dirigidos e estrelados por atores de sucesso. Cada um é nomeado de acordo com seu personagem principal: Lucy (Brittany Snow), Eddie (Mitch Rouse), Allison (Sofia Vassilieva), Grace (Sarah Hyland) e Maggie (Jennifer Hudson). Através dos cinco curtas são construídas poderosas relações sobre esperança e triunfo que ajudam a criar uma nova compreensão do que acontece quando um ente querido sofre de uma doença mental.

literatura

FILMES DO ENEM

TROVADORISMO

A rainha Margot 1994

Há muitos filmes sobre a Segunda Grande Guerra, pois, aparentemente, apesar de ter sido uma época sombria da história mundial, as pessoas curtem estudá-la. O longa dirigido por Mark Herman é uma adaptação do livro de John Boyne. É uma história para a família toda e prende a atenção justamente das pessoas mais novas, que podem não se empolgar tanto com produções do tipo.

 

QUINHENTISMO

Caramuru - A Invenção do Brasil 2001

Em 1º de janeiro de 1500 um novo mundo é descoberto pelos europeus, graças aos grandes avanços técnicos na arte náutica e na elaboração de mapas. É neste contexto que vive em Portugual o jovem Diogo (Selton Mello), pintor que é contratado para ilustrar um mapa e, enganado pela sedutora Isabelle (Débora Bloch), acaba sendo punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde (Luís Mello). A caravela acaba naufragando, mas ele, por milagre, consegue chegar ao litoral brasileiro. Lá conhece a bela índia Paraguaçu (Camila Pitanga) com quem logo inicia um romance temperado posteriormente pela inclusão de outra índia: Moema (Deborah Secco), irmã de Paraguaçu.

BARROCO

O Aleijadinho 2003

No século 18, Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, tornou-se artista famoso com suas esculturas dos profetas e igrejas inteiras de Ouro Preto e outras cidades brasileiras. Até que uma doença misteriosa destruiu seus dedos, mãos, braços e tirou sua vida. Um professor e historiador procura pela nora viva de Aleijadinho, falecido em 1814.

ARCADISMO

Os Inconfidentes 1972

Tomando por base Os autos da devassa, esse filme ilustra o momento político da Inconfidência, apresentando a reconstrução história do período. Permite que se perceba a cena política que influenciava a produção literária de autores como Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Basílio da Gama e Santa Rita Durão.

ROMANTISMO

Inocência 1983

Uma adaptação do romance homônimo de Visconde de Taunay. São transpostos para a tela o amor entre Cirino e Inocência, além do trágico desfecho dos amantes, seguindo o modelo de amor difundido no período.

REALISMO E NATURALISMO

Morte e vida Severina 2010

Morte e Vida Severina em Desenho Animado é uma versão audiovisual da obra prima de João Cabral de Melo Neto, adaptada para os quadrinhos pelo cartuinista Miguel Falcão. Preservando o texto original, a animação 3D dá vida e movimento aos personagens deste auto de natal pernambucano, publicado originalmente em 1956. Em preto e branco, fiel à aspereza do texto e aos traços dos quadrinhos, a animação narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor.

Making of: http://tvesco.la/1fjwuKl

Sala de Professor: http://tvesco.la/1fyVdut

Livro: http://tvesco.la/15yCL6s

REALISMO E NATURALISMO

Primo Basílio 2007

São Paulo, 1958. Luísa (Débora Falabella) é uma jovem romântica e sonhadora que é casada com Jorge (Reynaldo Gianecchini), um engenheiro que está envolvido na construção de Brasília. Um dia Luísa reencontra Basílio (Fábio Assunção), seu primo e também sua paixão de juventude. Quando Jorge é chamado a trabalho para Brasília, Luísa fica em casa apenas com a companhia das empregadas Juliana (Glória Pires) e Joana (Zezeh Barbosa). Basílio passa a visitá-la frequentemente, conquistando-a com as histórias de suas viagens. Logo as saídas de ambos viram fofoca na vizinhança. Até que Juliana encontra as cartas de amor trocadas entre os primos e, de posse delas, passa a chantagear Luísa para conseguir uma generosa aposentadoria.

REALISMO E NATURALISMO

O Crime do Padre Amaro (2002)

O jovem padre Amaro (Gael García Bernal) acaba de ser ordenado e em breve irá para Roma continuar seus estudos, graças à boa relação que mantém com o bispo. Antes, contudo, deve trabalhar em uma paróquia. Ele é enviado para Los Reyes para atuar sob as ordens do padre Benito (Sancho Gracia), o vigário que aparentemente vive uma existência corrupta e contraditória. Lá Amaro conhece a linda e devota Amelia (Ana Claudia Talancón), filha de Sanjuanera (Angélica Aragón), dona do restaurante mais importante da cidade e amante do padre Benito. Diante do mundo real, Amaro é confrontado com a hipocrisia da Igreja, que condena as guerrilhas mas convive com chefes do tráfico de drogas.

SIMBOLISMO

Cruz e Sousa - O Poeta do Desterro 1998

Há muitos filmes sobre a Segunda Grande Guerra, pois, aparentemente, apesar de ter sido uma época sombria da história mundial, as pessoas curtem estudá-la. O longa dirigido por Mark Herman é uma adaptação do livro de John Boyne. É uma história para a família toda e prende a atenção justamente das pessoas mais novas, que podem não se empolgar tanto com produções do tipo.

 

MODERNISMO

Vidas Secas 1963

Produção baseada no romance de Graciliano Ramos. Trata-se de uma transposição fiel ao espírito do livro que, seguindo a estética neorrealista, é capaz de recriar a atmosfera da seca e o silêncio que são próprios do enredo.

MODERNISMO

Memórias do Cárcere 1984

Nos anos 1930, o escritor Graciliano Ramos, acusado de colaborar com subversivos, é tirado de Alagoas e levado ao presídio de Ilha Grande, no Rio, onde convive com os mais diversos personagens da marginalizada população brasileira, de ladrões de galinhas a homossexuais e assaltantes. Baseado em relato autobiográfico.

GERAÇÃO DE 45

A Hora da Estrela 1985

Um dos filmes brasileiros mais premiados, essa adaptação da obra de Clarice Lispector tornou-se um pequeno clássico por narrar a história da nordestina Macabéa, moça pobre e ignorante que vem morar no Rio de Janeiro com o intuito de “melhorar de vida”.

HISTória

FILMES DO ENEM

GRÉCIA ANTIGA

 

300

A Grécia Antiga é a porta de entrada para o universo da história em qualquer escola.O filme, que conta com Rodrigo Santoro no elenco,  mostra de perto o cotidiano desse povo que vivia da guerra. O foco está na batalha contra o Império Persa, a mais relevante desse período!

EGITO

 

Alexandre 2004

Conquistando 90 por cento do mundo até os 25 anos de idade, Alexandre, o Grande liderou seu exército por 35.000 km em ataques e conquistas em apenas oito anos. Da minúscula Macedônia, Alexandre liderou seu exército contra o poderoso Império Persa, rumou para o Egito e finalmente chegou à Índia.

IDADE MÉDIA

Joana D´Arc 1999

A vida da primeira feminista da história se confunde com a força da Igreja durante a Idade Média e, é claro, com a Santa Inquisição. A protagonista é Milla Jovovich e o diretor é o Luc Besson, que fez também O Quinto Elemento

IDADE MÉDIA

 

O Nome da Rosa 1986

Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro.

REFORMA

Lutero 2003

Após quase ser atingido por um raio, Martim Lutero (Joseph Fiennes) acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar em uma igreja suas 95 teses, Lutero passa a ser perseguido. Pressionado para que se redima publicamente, Lutero se recusa a negar suas teses e desafia a Igreja Católica a provar que elas estejam erradas e contradigam o que prega a Bíblia. Excomungado, Lutero foge e inicia sua batalha para mostrar que seus ideais estão corretos e que eles permitem o acesso de todas as pessoas a Deus.

REVOLUÇÃO FRANCESA

Maria Antonieta 2006

Imagine se casar com 14 anos para simplesmente garantir a paz entre o seu país e o do noivo (no caso, entre a Áustria e a França)? E morar no Palácio de Versailles, então? O filme mostra a vida da monarquia francesa na sua fase de decadência, com todo luxo e toda luxúria. Kristen Dunst é a princesa linda, mimada e fashion que conduz essa história.

 

AMÉRICA LATINA

Diários de Motocicleta 2004

O filme narra uma incrível viagem do Che Guevara pela America do Sul, com paisagens lindíssimas e personagens riquíssimos! Vale a pena assistir para ver como era o continente lá em 1952, para analisar a ideologia do jovem revolucionário e, é claro, para admirar o protagonista Gael García Bernal.

 

brasil

FILMES DO ENEM

HISTÓRIA DO BRASIL

Quanto vale ou é por quilo (2005)

Inspirado no conto Pai contra Mãe, de Machado de Assis, o filme marca semelhanças entre dois períodos diferentes. No século 18, a escravidão transformava negros em mercadorias. Caçados pelos capitães do mato e negociados com senhores de terra, seres humanos eram apenas meios de buscar o lucro. Já na atualidade, o filme apresenta uma ONG que lucra com medidas assistencialistas e com a exploração da miséria. Para Rushel, a relação entre as desigualdades sociais e raciais apontadas na trama provocam uma boa reflexão sobre os problemas vividos no país.

HISTÓRIA DO BRASIL

 

Joaquim 2017

A história dos acontecimentos e fatos que levaram Joaquim José da Silva Xavier, um dentista comum de Minas Gerais, a se tornar mais conhecido pela alcunha de Tiradentes, transformando-se em um importante herói nacional e mártir que veio a liderar o levante popular conhecido como “Inconfidência Mineira”.

HISTÓRIA DO BRASIL

Guerra de Canudos 1997

Em 1893, Antônio Conselheiro (José Wilker) e seus seguidores começam a tornar um simples movimento em algo grande demais para a República, que acabara de ser proclamada e decidira por enviar vários destacamentos militares para destruí-los. Os seguidores de Antônio Conselheiro apenas defendiam seus lares, mas a nova ordem não podia aceitar que humildes moradores do sertão da Bahia desafiassem a República. Assim, em 1897, esforços são reunidos para destruir os sertanejos. Estes fatos são vistos pela ótica de uma família com opiniões conflitantes sobre Conselheiro.

HISTÓRIA DO BRASIL

Independência ou Morte 1972

Tendo como ponto de partida o dia da abdicação de D. Pedro I (Tarcísio Meira), é traçado um perfil do monarca desde quando ainda menino veio da Europa, enquanto sua família fugia das tropas napoleônicas, até sua ascensão à Príncipe Regente, quando D. João VI (Manoel da Nóbrega) retorna para Portugal. Em pouco tempo a situação política torna-se insustentável e o regente proclama a independência, mas seu envolvimento extraconjugal com a futura Marquesa de Santos (Glória Menezes) provoca oposição em diversos setores, gerando um inevitável desgaste político.

HISTÓRIA DO BRASIL

Bela Noite para Voar 2009

O país vive um momento político conturbado, com um grupo de oficiais da Aeronáutica tentando derrubar o Presidente Juscelino Kubitschek (José de Abreu). Em meio à confusão instaurada, JK conhece uma jovem de Belo Horizonte apelidada de Princesa (Mariana Ximenes), com quem inicia um romance secreto.

HISTÓRIA DO BRASIL

O Que é Isso Companheiro 1997

O jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello) abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois alistam num grupo guerrilheiro de esquerda. Em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.

HISTÓRIA DO BRASIL

 

Olga 2004

A história da militante comunista Olga Benário e seu romance com o brasileiro Luís Carlos Prestes, durante o governo constitucional de Getúlio Vargas e a 2ª Guerra Mundial. A única vez em que, segundo registros históricos, houve de fato um plano comunista de tomada do poder no Brasil. A “ameaça comunista” depois foi argumento para o Estado Novo, em 1937, para a tentativa de impedir a posse de João Goulart, em 1961 e para o golpe militar de 1964.

HISTÓRIA DO BRASIL

Mauá - O Imperador e o Rei 1999

Paulo Betti vive Irineu Evangelista de Sousa, gaúcho órfão de pai, que se tornaria Barão e depois Visconde de Mauá. Chegou a ser um dos homens mais ricos do Segundo Reinado e um dos pioneiros em diversos setores da indústria nacional. “Ajuda a refletir sobre as elites brasileiras e suas relações com o poder público”, comenta o professor de história.

HISTÓRIA DO BRASIL

Chatô, o Rei do Brasil 2015

Inspirado no best seller homônimo de Fernando Morais, conta a história da vida e obra de Assis Chateaubriand. Em seu delírio, Chatô se vê dentro de um show de TV ao vivo, transmitido para todo o país, mostrando a aventura que foi a construção e o declínio de seu império de rádios, jornais e TVs. Uma disputa de amor e poder em trama épica sobre o magnata das comunicações no Brasil.

HISTÓRIA DO BRASIL

Batismo de Sangue 2006

Nos anos 60, um grupo de frades dominicanos decide apoiar o grupo guerrilheiro liderado por Mariguella contra o regime militar. Os religiosos são presos e torturados. Para Ruschel, a obra se torna ainda mais importante “em uma época em que alguns pedem intervenção militar”.

HISTÓRIA DO BRASIL

Uma História de Amor e Fúria 2013

Um homem (Selton Mello) com quase 600 anos de idade acompanha a história do Brasil, enquanto procura a ressurreição de sua amada Janaína (Camila Pitanga). Ele enfrenta as batalhas entre tupinambás e tupiniquins, antes dos portugueses chegarem ao país, e passa pela Balaiada e o movimento de resistência contra a ditadura militar, antes de enfrentar a guerra pela água em 2096.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook

Rua Alberto Magno, 300 Montese
Fortaleza/Ceará – Brasil 

FECHAR