fbpx
LIGUE AGORA : (85) 3 4 9 1 . 4 0 0 0

Nada como um filminho para relaxar não é? Agora imagina, saber que eles podem ser questões de prova?! Nada como usar da sétima arte para te ajudar  a ter uma melhor visão de mundo, assim como, facilitar a compreensão de determinadas disciplinas… Nem todos os filmes são de GESTÃO, mas se sensibilizar com os temas transversais, com certeza, poderá te fazer um profissional muito mais humano.

Algumas disciplinas tem mais de um filme tá! Pois é, prepara a pipoca e aproveita para chamar aquele seu “crush” para assistir com você. A-S-S-I-S-T-I-R… tá? Nada de namorar na hora do filme… viu?

FILMES DE GESTÃO

John Stith Pemberton

O Diabo Veste Prada (2006)

Baseado em um livro com o mesmo nome, o filme tem como protagonista Andrea Sachs (Anne Hathaway), uma jovem que é contratada para trabalhar em uma famosa revista de moda, sendo assiste de Miranda Priestly (Meryl Streep), a diretora principal da empresa.

A narrativa mostra, sobretudo, que muitos percalços acompanham a vida de qualquer profissional e que aborrecimentos e conflitos nas empresas são normais, mas devem ser sempre muito bem contornados, com base em um bom clima organizacional.

Reproduzir vídeo

A História de Nós Dois - Filme 1999

Após 15 anos o casamento de Ben (Bruce Willis) e Katie Jordan (Michelle Pfeiffer) entra em crise. Assim, eles se separam na mesma época em que seus filhos Josh (Jake Sandvig), de 12 anos, e Erin (Colleen Rennison), de 10, estão em um acampamento de verão. Separados, cada um tenta recomeçar sua vida em cantos neutros, aproveitando o período para avaliar e refletir sobre a vida que tiveram juntos, com seus altos e baixos, e tentam concluir se ainda há algo de sólido nesta relação, que permita uma reaproximação.

 

Oito Mulheres E Um Segredo (2018)

Recém-saída da prisão, Debbie Ocean (Sandra Bullock) planeja executar o assalto do século em pleno Met Gala, em Nova York, com o apoio de Lou (Cate Blanchett), Nine Ball (Rihanna), Amita (Mindy Kaling), Constance (Awkwafina), Rose (Helena Bonham Carter), Daphne Kluger (Anne Hathaway) e Tammy (Sarah Paulson).

 

Fome de Poder (2017)

A história da ascensão do McDonald’s. Após receber uma demanda sem precedentes e notar uma movimentação de consumidores fora do normal, o vendedor de Illinois Ray Kroc adquire uma participação nos negócios da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice Mac McDonald no sul da Califórnia e, pouco a pouco eliminando os dois da rede, transforma a marca em um gigantesco império alimentício.

Chef (2014)

Quem aqui está precisando de um empurrão final para dar o pontapé inicial no seu negócio? Se esse é o seu caso, então você precisa assistir esse filme! Chef é um puta filme LINDO que fala sobre o empreendedorismo DO BEM, do jeito que ele tem que ser. O personagem principal não precisa sabotar ninguém para que o seu negócio se torne um sucesso, ele simplesmente executa sua atividade com paixão todos os dias da sua vida, e o resto é história! Os mais entendidos irão perceber que o filme aborda uma preciosa lição que foi eternizada pelo mestre da Administração Peter Drucker: Foco TOTAL no PRODUTO e no MARKETING. A obra é americana, mas a trama do filme se assemelha a muitas histórias de empreendedores que vemos por aí no nosso Brasilzão. Chef é um filme para você assistir com a sua esposa, namorada, filho, cachorro, e até com a sua sogra. Separe agora mesmo algumas horas do seu final de semana e dá o play em CHEF e depois me conta se eu não estava com a razão!

 

Advogado Do Diabo (1997)

Um jovem advogado de defesa que nunca perdeu uma causa é convidado para trabalhar numa poderosa firma de advocacia. Isto representa uma oferta tentadora e a chance de alcançar o sucesso de uma vez por todas…

Observar: Ambição profissional; ética; capacidade de equilibrar a vida profissional e a familiar; dinamismo; capacidade de aprendizagem; capacidade de tomar decisões coerentes ou não com seus valores pessoais.

 

O Abutre (2015)

Dan Gilroy dirige e escreve o surpreendente thriller Nightcrawler, filme que traz um quase irreconhecível Jake Gyllenhaal, na pele de um ladrão desesperado por trabalho que decide fazer carreira no ramo do jornalismo sensacionalista no cenário noturno da violenta Los Angeles, com a ajuda de uma ambiciosa Nina (Rene Russo), editora de um famoso telejornal.

Sem dúvida, uma das melhores surpresas do ano de 2014, o filme consta na lista dos indicados para o Academy Awards® de 2015, e embora não esteja na corrida para o merecido prêmio de Melhor Ator para Gyllenhaal, que mostra ter evoluído ainda mais na arte da interpretação, concorre para Melhor Roteiro Original.

 

Terra Fria (2005)

Mãe solteira, Josey Aimes, é parte do grupo das primeiras mulheres a trabalharem em minas de ferro, em Minnesota. Os homens ficam ofendidos por terem que trabalhar com mulheres. Assim, trabalhadores das minas em Eveleth, submetem Josey a assédio sexual. Consternada com o fluxo constante de insultos, linguagem sexual explícita, e abuso físico, ela decide, apesar de ser advertida pela família e amigos, abrir uma histórica ação judicial contra assédio sexual.

 

Norma Rae (1979)

Como muitos dos integrantes de sua família antes dela, Norma Rae trabalha numa fábrica têxtil local por um salário que não condiz com as longas horas e as péssimas condições de trabalho. Depois de ouvir um discurso de um defensor dos direitos trabalhistas, a jovem é inspirada a convencer seus colegas de trabalho a lutar pela criação de um sindicato.

 

O Que Você Faria | El Método (2005)

Em O que Você Faria, 7 executivos disputam uma vaga de emprego por meio de testes pouco convencionais. As inúmeras reviravoltas do filme revelam como o ambiente de seleção dos candidatos e os exames executados podem ser repletos de tensão.

A principal mensagem que pode ser depreendida desse filme é que cabe ao gestor de RH administrar, da melhor forma possível, o clima de competitividade interna para que não se transforme em uma batalha de egos. O suspense de “O que você faria?” demonstra que a avaliação do perfil psicológico de cada candidato é uma atribuição delicada e extremamente necessária por parte dos gestores de recursos humanos.

Um Senhor Estagiário (2015)

Sinopse: Ben Whittaker(Robert de Niro) é um viúvo com 70 anos que descobriu que a aposentadoria não é tudo aquilo de bom que as pessoas falam. Aproveitando uma oportunidade de voltar à ativa, ele se torna estagiário sênior de um site de moda, fundado e dirigido por Jules Ostin(Anne Hathaway), com quem cria uma forte amizade.

Esteja aberto ao feedback: O ambiente de trabalho no escritório criou uma cultura dinâmica e unida, e Jules estava aberto ao feedback.

Nunca pare de aprender: Todo tipo de conhecimento é válido. A constante vontade de aprender e não se acomodar são essenciais para uma carreira de sucesso!

Escute o que os outros têm a dizer: Isso vale para uma dinâmica em grupo durante o processos seletivo.

 

Os Estagiários (2013)

Sinopse: Quando são demitidos, dois homens na casa dos 40 começam a procurar por um novo trabalho. Apesar de não saberem nada de tecnologia, eles são contratados como estagiários no Google, local em que convivem com chefes vinte anos mais novos do que eles. A Google é famosa por suas peculiares técnicas de entrevista. No filme “Os Estagiários” é possível ver um pouco melhor sobre a rotina de um processo seletivo na empresa.

Os personagens principais, Billy e Nick, com experiência em vendas de relógios, encontram-se desempregados e então veem uma oportunidade para trabalhar em uma empresa global como a Google, porém tecnologia não é o ponto forte deles. Mas contra todas as probabilidades, eles conseguem convencer seu entrevistador a contratá-los.

À Procura Da Felicidade (2006)

Chris Gardner(Will Smith) enfrenta uma vida difícil. Despejado de seu apartamento, este pai solteiro e seu filho (Jaden Smith) não têm onde morar. Chris consegue um estágio não remunerado em uma firma de prestígio. Sem dinheiro, os dois são obrigados a viver em abrigos, mas Chris está determinado a criar um vida melhor para ele e seu filho.
A procura da felicidade é um filme maravilhoso! Mostra um pai, disposto a fazer qualquer coisa para que consiga dar conforto e dignidade ao seu filho.
“Nunca deixe que alguém te diga que não pode fazer algo. Nem mesmo eu. Se você tem um sonho, tem que protegê-lo. As pessoas que não podem fazer por si mesmas, dirão que você não consegue. Se quer alguma coisa, vá e lute por ela. Ponto final.”

 

Os Simpsons – A Odisseia De Homer(2001)

Os Simpsons 1ª Temporada (The Simpsons – The complete first season), de Matt Groening, EUA, 2001.
Homer é demitido após causar mais um acidente na usina nuclear e tenta
cometer suicídio. Ele desiste da ideia e se torna um ativista da segurança no
trabalho.
 

Os Simpsons – Homer Tamanho-Família” (2005)

“Os Simpsons –Homer tamanho-família”, Os Simpsons 7ª Temporada
(The Simpsons – The complete seventh season), de Matt Groening, EUA, 2005.
Homer engorda, para ser classificado como incapacitado para o trabalho
na usina nuclear. Consegue a licença para trabalhar em casa, mas seu desleixo como inspetor de segurança leva a cidade a ser ameaçada por um desastre nuclear.

A Fantástica Fábrica De Chocolate (2005)

Baseado no conto de Roald Dahl, este cômico e fantástico filme segue o jovem Charlie Bucket e seu avô Joe. Eles se juntam a um pequeno grupo de ganhadores de uma competição, os quais vão para um passeio na mágica e misteriosa fábrica do excêntrico Willy Wonka. Ajudado por seus anões trabalhadores, Wonka esconde uma surpresa para durante o passeio.
 
A fantástica fábrica de chocolate de Tim Burton com Johnny Depp. O filme mostra o processo de fabricação do chocolate com o layout de uma fábrica de chocolate mostrando os diversos tipos de arranjo, etc.

Art & Copy 2009

Slogans tão familiares e evocativos como ‘Just Do It’, ‘I Love NY’ marcam a publicidade dos anos 60, que dominou a arte da persuasão. O documentário revela os esforços e a sabedoria de alguns dos mais influentes e criativos publicitários da época.

Crazy People - Muito Loucos (1990)

Um publicitário está passando por um momento difícil e decide lançar uma série de anúncios que dizem somente a verdade. Seu chefe o manda para tratamento psiquiátrico, porém a campanha se torna um sucesso.

Do Que As Mulheres Gostam (2000)

Nick Marshall passa a ter uma visão completamente nova da vida quando um acidente estúpido lhe dá a habilidade de ler a mente das mulheres. No início, esse talento proporciona a Nick informação demais, mas ele começa a perceber que pode tirar vantagem, especialmente quando se trata de enganar sua nova chefe, Darcy Maguire.

 

Como Eliminar Seu Chefe (1980)

Três secretárias cansadas de seu chefe machista, egoísta e mentiroso alimentam sonhos de vingança. A fantasia se torna realidade quando elas sequestram o chefe para forçá-lo a autorizar melhorias no escritório.

 

Amor Sem Escalas (2009)

Ryan é um executivo que tem por função demitir funcionários de outras empresas. Para executar sua missão, ele precisa passar 320 dias por ano viajando, dá para imaginar? Mas apesar de toda tensão que envolve a sua atividade, mesmo assim ele ainda adora o seu trabalho. Porém, com o passar dos anos, ele acaba percebendo que teve que pagar um preço bem alto por passar tanto tempo em aeroportos. O assunto demissão é sempre um momento delicado na carreira de qualquer pessoa. Eu ainda não estive em nenhum dos lados da história, mas sempre pergunto para alguns empreendedores e amigos como é demitir alguém ou mesmo ser demitido. Acredito que o filme tem várias interpretações, na minha opinião ele se trata de uma obra que aborda escolhas e consequências. O final é surpreendente, capaz de fazer qualquer um chorar de emoção. 

Gattes

De Porta em Porta (2002)

O filme conta a história de Bill Porter, que sofre com paralisia cerebral e depende de outras pessoas para realizar várias atividades. Porém, ele não se deixa abater e começa a trabalhar como vendedor na Watkins (primeira empresa de vendas diretas do mundo).

Bill tem muitos desafios e sofre com o preconceito e a falta de fé dos outros em relação à sua capacidade. Depois de superar todas essas dificuldades, ele se torna um dos mais importantes vendedores em uma das piores regiões de vendas.

É uma história para entender como a motivação e a força de vontade podem ser poderosas em nossas vidas – não importa o tamanho do desafio.

Golpe De Gênio (2009)

Quem aqui é empreendedor sanguinário? Quem aqui é vendedor sangue nos olhos? Quem aqui não desisti das coisas por nada nesse mundo? Então meu amigo, esse filme foi feito pra você! Golpe de Gênio conta a história de dois amigos inventores que viram um investidor roubar sua ideia e faturar uma fortuna em cima de um produto que eles criaram. Falidos e abandonados por todos, eles subitamente tiveram a ideia de criar um novo produto que poderia salvar suas vidas, trata-se de um abridor falante. Muitos tombos, não’s e chutes na bunda depois, as coisas finalmente começam a dar certo para esse dupla de guerreiros. Esse filme é ideal para dar uma motivada nas pessoas que estão com a corda no pescoço e que acima de tudo acreditam que a sua ideia um dia poderá lhe render uma boa quantia em dinheiro. Ah, o filme é baseado em fatos reais!

Tucker - Um Homem E Seu Sonho (1988)

O filme narra a história de Tucker, um homem de coragem, que usou de seu empreendedorismo para produzir um novo conceito de veículo nos EUA.

A história passa uma boa noção sobre gestão de qualidade empresarial e percorre temas como empreendedorismo, logística, cadeia de produção e liderança.

 

Piratas Da Informática (1999)

É um longa-metragem que narra a competição entre Steve Jobs (Apple) e Bill Gates (Microsoft), além de narrar sobre o domínio das empresas do Vale do Silício.

As soluções propostas pelos personagens foram criativas e eliminadoras de problemas, o que os fez conquistar o sucesso exponencial. Apple e Microsoft são duas marcas exemplos de gestão de qualidade.

Nação Fast Food - Uma Rede De Corrupção (2006)

Nação Fast Food! Um puta de um filme reflexivo! Minha sala que se prepare porque todos irão assistir! A história dele é bem simples, um executivo de Marketing recebe o resultado de uma pesquisa alegando que o seu maior lançamento até então, um lanche com um hambúrguer gigante, está repleto de coliformes fecais. Depois dessa bomba, o cara resolve ir até a fonte do problema para tentar resolver: o frigorífico onde é produzida a carne utilizada no hambúrguer. Quando ele chega até lá….. meu amigo…. é só assistindo pra ver as gambiarras! Os caras tiveram uma ideia muito inteligente, romantizaram um documentário… Então quem curte esse tipo de filme investigado com certeza vai adorar o enredo! É coisa de louco!
Diego Andreasi tem 31 anos, é mestre em Educação, graduado em Administração, MBA em Marketing e Gestão de Vendas e Pós-Graduado em Avaliação do Ensino e Aprendizagem.

O Segredo Dos Seus Olhos (2009)

Neste premiado drama argentino, Benjamín Esposito (Ricardo Darín) investiga o culpado por um crime brutal: o estupro seguido de assassinato de uma mulher. Nesse processo, ele conhece o marido da vítima e lhe promete justiça. No caminho para encontrar a verdade, ele irá se deparar com um sistema penal burocrático, engessado e com fortes rastros de autoritarismo.

Por que vale a pena? “O filme mostra de maneira primorosa uma face cruel do sistema penal e o desejo de vingança que nutre as relações entre Esposito e o marido da vítima”, diz Camila Badaró, sócia da Salomon, Azzi. O espectador também é convocado a refletir sobre um dilema de difícil resposta: qual seria a punição adequada para uma grande atrocidade?

O Mercador de Veneza 2004

A história se passa em meados do século XVI , época em que as atividades comerciais e econômicas se aceleravam na Europa. Uma disputa se inicia depois que um agiota judeu e um mercador cristão firmam um contrato. Por que assistir? Segundo Talita Matta, sócia da Salomon Azzi, o filme vale pela discussão interpretativa do negócio firmado entre os personagens. “Além disso, mostra que, quando a sede de justiça é exagerada, ela pode se voltar contra quem a pleiteia”, afirma. (“The merchant of Venice”, 2004)

 

Até O Limite Da Honra (1997)

Em resposta à pressão política da senadora Lillian DeHaven, a Marinha Americana dá início a um programa de integração de mulheres aos seus serviços. O programa começa com uma única candidata, a tenente Jordan O’Neil, escolhida especificamente devido à sua feminilidade. Jordan passa a fazer parte de um treinamento severo sob o comando de John James Urgayle, que pressiona a novata até que ela ganhe o respeito do superior com sua determinação.

 

O Nome Da Rosa (1986)

Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Como não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.

A Meta |The Goal (1990)

Um gerente deve alcançar uma meta no período de 3 meses, do contrário, a fábrica fecha. Ele conta com o auxílio de um especialista e o engajamento de todos, obtém melhoras significativas e elimina defeitos nos processos.

Esse é um daqueles filmes em que se pode entender a importância da logística, cadeia produtiva e da própria gestão da qualidade.

A Lancheira (2014)

O Mumbai Dabbawallahs é um serviço de entrega de comida bastante conhecido em Mumbai, na Índia. Um dia, um erro na entrega faz com que uma pacata dona de casa conheça um homem que está na fase final de sua vida. Juntos eles criam um mundo de fantasia a partir de mensagens trocadas através das embalagens usadas pelo Mumbai Dabbawallahs.

Os Delírios De Consumo De Becky Bloom (2009)

Neste filme, pode-se perceber os males resultantes do consumo desenfreado e da falta de planejamento financeiro pessoal.

O vício em compras leva a personagem principal à falência, deixando a lição de que economizar é fundamental para não se afundar em dívidas e ficar sempre no vermelho.

Erin Brockovich - Uma Mulher De Talento (2000)

Arquivista de um grande escritório de advocacia, Erin se interessa pelo caso de uma empresa de eletricidade cujos dejetos estavam contaminando a água de uma pequena cidade. Por anos, ela reúne provas para abrir uma ação judicial contra a companhia. Por que assistir? “Apesar de nunca ter se tornado advogada formalmente, Erin mostra que o envolvimento pessoal e a convicção na busca pela verdade são fundamentais para o sucesso na atividade”, diz Camila Dable, sócia da Salomon Azzi.

Sucesso A Qualquer Preço (1992)

Sinopse: realmente o mercado de trabalho não é para os fracos e os tempos estão difíceis nas corretoras de imóveis. A situação pode piorar ainda mais quando, além da pressão de rotina, um chefe decide promover mais vendas, criando um concurso entre seus funcionários.

O primeiro colocado ganhará um Cadillac Eldorado; o segundo, um jogo de facas; e o terceiro colocado será premiado com um chute direto para o olho da rua, pois ali não é lugar para fracassados.

 

Um Homem De Família (2017)

Dane Jensen (Gerard Butler), um Iimplacavél  headhunter corporativo de Chicago, está disputando com uma colega de trabalho (Alison Brie) a chance de substituir o chefe da empresa (Willem Dafoe), prestes a se aposentar. Ele é o favorito, mas ainda assim precisa bater as metas nos últimos três meses do ano. Enquanto a rivalidade atinge níveis extremos, no entanto, uma tragédia familiar faz com que ele coloque na balança suas prioridades.

Zucker

Reproduzir vídeo

Real: O Plano por Trás da História

Plano Cruzado, Cruzado Novo, Collor e outros tantos. Quem tem mais de 30 anos lembra bem da época em que o governo brasileiro, seja ele qual fosse, de tempos em tempos soltava um novo plano econômico na ânsia em conter a inflação. Todos sonhadores, todos fracassados. Apenas em 1993, no governo de Itamar Franco, veio o tal “plano infalível”. Sem nenhum outro a sucedê-lo, ao menos por enquanto, o impacto do plano Real na economia e sociedade brasileira foi tão significativo que, pouco mais de duas décadas depois, tem sua história narrada nas telas de cinema. A pergunta que fica é: foi apenas por isto mesmo?

O Lobo De Wall Street (2013)

Este filme é baseado na história real de Jordan Belfort, que foi da glória à ruína após um período de enriquecimento ilícito. Segundo Fábio Salomon, sócio da Salomon, Azzi, a história expõe a relação promíscua entre os ambiciosos operadores do mercado financeiro e o sonho imediatista do homem médio — que vê no sistema de valores mobiliários uma oportunidade de riqueza rápida, mas é desprovido de conhecimento técnico sobre o mercado.

Por que vale a pena? “O tema é atualíssimo, uma vez que vivemos tempos de aprimoramento em controles internos e na regulamentação jurídica dos crimes contra o sistema financeiro (FCPA/SOX), que são praticados constantemente durante o filme pela equipe de Jordan Belfort, famoso operador da bolsa de Nova York que acabou preso em um caso amplamente divulgado na época”, diz Salomon. “Em virtude de casos como o tratado neste filme, criou-se a necessidade de maior sofisticação do advogado atuante na área jurídico-financeira, de compliance e de mercado de capitais”.

O Contador (2016)

Em O contador, você poderá acompanhar de perto a rotina desse profissional. Durante o filme, o personagem de Ben Affleck consegue superar todas as dificuldades impostas pelo autismo e leva uma vida tranquila e dedicada ao trabalho.

O que ninguém imagina, porém, é que ele leva uma vida dupla e presta serviços para uma organização criminosa muito perigosa.

Reproduzir vídeo

A Família Bélier (França/2014)

Paula (Louane Emera) é uma adolescente francesa que enfrenta todas as questões comuns de sua idade: o primeiro amor, os problemas na escola, as brigas com os pais… Mas a sua família tem algo diferente: seu pai (François Damiens), sua mãe (Karin Viard) e o irmão são surdos e mudos. É Paula quem administra a fazenda familiar, e que traduz a linguagem de sinais nas conversas com os vizinhos. Um dia, ela descobre ter o talento para o canto, podendo integrar uma escola prestigiosa em Paris. Mas como abandonar os pais e os irmãos?

 

Coach Carter - Treino Para A Vida (2005)

Você se acha um bom Coach? Você se acha um bom Gerente? Você se acha um bom líder? Você se acha um bom Empreendedor? Voce se acha capaz de dar ordens para um grupo de pessoas? Você se acha preparado para ferir o sentimento dos outros? Você se acha capaz de mandar embora quem não segue as suas regras? Então você deve assistir imediatamente o filme Coach Carter. Coach Carter conta a história de Ken Carter, um ex-atleta que aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade.Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. Era isso ou NADA.  – 

O Discurso Do Rei (2010)

Geralmente seguros de si, os reis têm firmeza em seus discursos, os quais são o ponto alto de sua soberania sobre o seu povo. Mas e quando o rei é gago? Isso aconteceu com o rei George VI, na Inglaterra. Ele teve que passar por cima de sua gagueira para poder reinar sobre o seu povo.

Com a ajuda de um fonoaudiólogo, que também o ajudava como psicólogo, George foi obrigado a assumir a coroa após a morte de seu pai, já que os problemas de seu irmão o impediram de ascender ao trono. Essa história é contada no longa “O Discurso do Rei”, interpretado por Colin Firth.

 

Um Sonho Possível (2010)

Dirigido por John Lee Hancock, este filme também é baseado em fatos reais e conta a história de Michael “Big Mike” Oher (Quinton Aaron), um jovem negro sem teto que já havia passado por diferentes lares adotivos.

A história demonstra a importância da solidariedade e do apoio de pessoas para que jovens e adolescentes em más situações sociais possam ter oportunidades melhores de vida.

A Grande Virada (2009)

Bobby Walker (Ben Affleck) aparentemente não tem do que reclamar de sua vida: tem uma ótima família, um bom emprego e um Porsche na garagem. O que ele não esperava era que, devido à uma política de redução de pessoal da sua empresa, ele fosse demitido. A mudança faz com que ele tenha de redefinir sua vida, lutar para retornar ao mercado de trabalho, manter a autoestima e traçar um plano de carreira. O filme estimula a reflexão sobre as mudanças do mercado, a questão trabalho x valores pessoais, a importância e os benefícios de planejar sua carreira, bem como sobre os pontos fortes e fracos e como trabalhar a autoestima.

Como Enlouquecer Seu Chefe (1999)

Esse filme é para os que precisam de um empurrão para virar a mesa ou, pelo menos, mudar a rotina. Lançado no auge da bolha da internet (1.999), Como Enlouquecer seu Chefe retrata o cotidiano entediante e exaustivo dos funcionários de uma empresa de software. Peter, o protagonista, resolve fazer terapia para melhorar seu ânimo. Em meio às sessões, descobre que o problema é o seu trabalho. Para mudar de vida, decide forçar a empresa a demiti-lo e, por isso, passa a sabotá-la – mas suas ações não surtem o efeito esperado.

 

Bee Movie - A História de uma Abelha (2007)

Barry B. Benson (Jerry Seinfeld) formou-se recentemente e sonha com um emprego na Honex, onde poderá produzir mel. Desta forma ele se aventura fora da colméia, onde descobre um mundo até então inteiramente desconhecido. É quando conhece Vanessa Bloome (Renée Zellweger), uma alegre florista de Manhattan com quem quebra as regras das abelhas e passa a conversar regularmente. Logo eles se tornam amigos, o que faz com que Barry conheça melhor os humanos. Porém Barry descobre que qualquer pessoa pode comprar mel nos supermercados, o que o deixa profundamente irritado por considerar que estão roubando a produção das abelhas. É quando ele decide processar os humanos, na intenção de corrigir esta injustiça.

O Voo da Fênix 2004 ‧

Frank Towns (Dennis Quaid) é um piloto de aviões de carga que, juntamente com seu co-piloto A.J. (Tyrese), é enviado para a Mongólia. A dupla tem a missão de retirar do local uma equipe de exploração petrolífera, já que o projeto fora interrompido. Pouco após a decolagem do vôo de volta, quando sobrevoam o deserto de Góbi, o avião enfrenta uma forte tempestade de areia, que arranca suas antenas e destrói o motor esquerdo. O avião sofre uma pane geral e Frank é obrigado a realizar uma aterrissagem forçada em pleno deserto. Com o avião avariado e sem chances de conserto, os 11 tripulantes se vêem presos no deserto e, para piorar, com pouca água e comida. Até que um dos sobreviventes, Elliott (Giovanni Ribisi), propõe uma idéia louca: construir um novo avião com os destroços do primeiro. A proposta é rechaçada por todos de imediato mas, com a situação se tornando cada vez mais crítica, eles decidem arriscar e levar o plano adiante.

Wall-E (2008)

Essa animação de sucesso da Disney e Pixar aborda, dentre outros, o tema da sustentabilidade — ou melhor, a falta dela no mundo.

Na história, a atmosfera está poluída por gases tóxicos, e a Terra é entulhada por lixo, fazendo com que a humanidade se retire para viver em uma nave gigantesca. Apenas alguns robôs são deixados no planeta e Wall-E é um deles.

Com a capacidade de se montar e se autoconsertar, ele consegue sobreviver compactando o lixo da Terra. A ideia é que esse trabalho continuasse a ser feito até que o planeta se tornasse habitável novamente, mas esse prazo já se estende por 700 anos.

No filme, é possível perceber fatores como a acomodação dos humanos habitantes da nave, que têm robôs para realizar todos os seus desejos e não reconhecem o mundo à sua volta, nem se relacionam bem uns com os outros.

Pontos como a alienação da sociedade moderna também são colocados em pauta, juntamente aos alertas às responsabilidades individuais e à busca por ações concretas que mudem uma realidade ou problema.

E o conceito de desenvolvimento sustentável também é tratado. Assim, pode-se perceber, na prática, a importância da logística reversa (uma saída para um problema considerado irreversível).

Fechar Menu
FECHAR